quinta-feira, 25 de julho de 2013

Nada é permanente

A natureza da realidade é a mudança. A permanência é uma ilusão.

O que vai acontecer se você puder entender isso? Acarreta na maior e melhor situação para abandono do ego. Quando tudo está mudando a todo tempo, por que se apegar se mesmo assim você não pode fazer a mudança parar?

Você não pode parar o rio. Ele flui! Parar não é possível. E porque nós gostamos de parar as coisas, para torná-las permanentes, criamos um inferno à nossa volta. Nada pode ser interrompido e isso é que torna todo apego uma constante dolorosa.
Eu amo você esta manhã - quem sabe o que vai acontecer amanhã de manhã? Poderei continuar amando, mas com um sentimento distinto. Mesmo assim, você gostaria de parar o amor como ele é nesta manhã, e amanhã também. Se você se apegar e parar, buscando uma constante eterna, você está morto. Amanhã de manhã ninguém sabe. Quem mais ama é quem menos necessita do apego para justificar seu sentimento, e assim, aceita mudar junto ao sentimento.

Você só pode esperar algo se as coisas forem permanentes, ao menos em nossa mente. Se nada for permanente a expectativa acabaria. Quando não há nenhuma expectativa, porque as coisas estão se movendo em movimento contínuo, como você poderia ficar frustrado? Se você espera, há sempre, em maior ou menor grau, frustração. Se você não espera e sim faz, não há frustração, espere pouco e torne o pouco, muito. Esperar pouco não é desejar pouco, é desejar conscientemente.

Nada é permanente.
San Carlos de Bariloche, Argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário